Como Elaborar Um Plano de Negócios – Saiba Aqui!
Antes de elaborar um plano de negócios precisamos entender como é o processo empreendedor, já ter uma definição do que é o negócio, suas características e diferenciais, para aí sim, preparar o plano. Então, vamos lá.
Plano de Negócios: O Processo Empreendedor

Plano de Negócios
Todo empreendedor possui muita energia e criatividade, qualidades fundamentais para transformar uma ideia em algo concreto, para criar uma empresa, para administrá-la corretamente e para fazê-la crescer.
O processo de empreender é constituído de quatro etapas:
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identificação de oportunidades
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elaboração do plano de negócios
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captação de recursos e
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gerenciamento
A primeira etapa é gerar ideias e identificar oportunidades. Você deve utilizar sua criatividade, intuição e experiência para detectar oportunidades.
A segunda etapa é elaborar o plano de negócios. Descreva seu empreendimento e um modelo de negócio que sustenta a empresa.
Na terceira etapa você deve buscar recursos. Busque recursos financeiros, físicos, humanos e tecnológicos para iniciar as atividades do seu negócio.
A quarta etapa é gerenciar a empresa. Você tem a responsabilidade de manter a empresa viva e garantir sua evolução.
Mas o que é um Plano de Negócios?
O plano de negócios é um documento de planejamento capaz de demonstrar a viabilidade de um empreendimento do ponto de vista da estratégia, do mercado, das operações e da gestão financeira.
Tem como proposta descrever o que é ou que pretende ser uma empresa. É uma forma de pensar o negócio sobre aonde ir; como ir mais rapidamente e o que fazer para diminuir incertezas e riscos. É mais que um apanhado de ideias.
O plano de negócios traz uma lógica que permite refletir sobre diversos aspectos da sua empresa. Com base no plano, é possível analisar o mercado e os números, antes de tomar decisões.
Enquanto busca por informações, você adquire conhecimento sobre o setor e sobre fornecedores, clientes e concorrentes.
O plano de negócios possibilita ordenar e analisar as ideias com o objetivo de avaliar a viabilidade da empresa. Caso seja inviável por motivos financeiros, técnicos ou de mercado, chega-se a esta conclusão no papel e não na prática, após meses de atividade, quando você já investiu todo o seu capital.
O plano de negócios não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise. Um plano de negócios é importante para:
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Organizar as ideias ao iniciar um novo empreendimento;
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Orientar a expansão de empresas já em atividade;
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Apoiar a gestão do negócio, seja em seus números ou estratégias;
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Facilitar a comunicação entre sócios, empregados, clientes, investidores, fornecedores e parceiros;
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Captar recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.
Um plano de negócios pode ser escrito para vários públicos:
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Para conhecer mais o mercado em que a empresa atua;
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Para estabelecer acordos internos e alinhar as estratégias;
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Para criar estratégias conjuntas para obter empréstimos e ter acesso a serviços financeiros;
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Para obter recursos de pessoas ou empresas interessadas no negócio;
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Para conceder crédito para compra e negociar formas de pagamento;
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Para vender os benefícios dos produtos ou serviços e como forma de divulgar a empresa;
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Para melhorar a comunicação interna, gerar comprometimento e fazer com que os colaboradores saibam seu papel.
Um Plano de Negócios apresenta três funções principais:
Como instrumento de planejamento: avalia o novo empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional. Assim é possível ter uma noção prévia do funcionamento da empresa.
Como instrumento de diagnóstico: avalia a evolução da empresa para cada aspecto definido no plano, assim é possível realizar um acompanhamento comparativo entre o previsto e o que vem sendo realizado, tomando medidas para corrigir desvios.
Como ferramenta de financiamento: facilitar a obtenção de capital de terceiros , quando o capital próprio não é suficiente para cobrir os investimentos.
Como Elaborar um Plano de Negócios
Um plano de negócios começa pelo sumário executivo. Nele antecipam-se aspectos importantes do plano para fornecer uma ideia sobre cada sessão. Por ser um resumo, é a última parte a ser escrita e deverá conter uma breve descrição da empresa. Descrição do que é o negócio e os diferenciais competitivos da empresa:
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A missão;
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O perfil dos empreendedores;
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Os produtos e serviços e seus principais benefícios;
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O segmento de clientes que será atendido;
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A localização da empresa;
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O investimento total;
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Os indicadores financeiros;
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A forma jurídica e
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O enquadramento tributário.
Sumário Executivo
São cinco os ingredientes básicos de um sumário executivo:
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Ser simples e conciso;
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Despertar o interesse de quem lê;
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Transmitir o profissionalismo da empresa ou projeto;
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Destacar as conclusões mais importantes;
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Fornecer uma visão geral e clara do plano.
Análise de Mercado

Análise de Mercado
Um dos principais componentes do plano de negócios é a análise de mercado. Ela ajuda você a compreender o mercado onde vai atuar. Afinal, é fundamental conhecer seus clientes, concorrentes e fornecedores.
O primeiro passo é identificar o segmento de clientes que você irá atender. Um segmento de mercado é um conjunto de pessoas ou empresas com características em comum. Ao agrupar clientes você satisfaz suas necessidades com eficácia.
Quanto mais recursos e opções os clientes demandam, mais motivos para dividi-los em segmentos. Para dividir seu segmento de mercado, responda às seguintes perguntas:
Quem está comprando?
O que está comprando?
Por que está comprando?
Quais os hábitos de compra?
Qual a renda?
Qual o nível cultural?
Onde moram?
Qual o estilo de vida?
Se o cliente é uma empresa, como e quem decide as compras?
Este conhecimento irá definir os canais de distribuição, ações promocionais, planos de comunicação e a política de preços.
A concorrência deve ser avaliada em relação à sua posição no mercado.
Você conhece os produtos e serviços dos concorrentes, suas características, benefícios e preços?
Como vendem? Por que os clientes compram do concorrente e porque deixam de comprar?
Seu concorrente responderá rapidamente a sua ação? Ele tem recursos humanos, financeiros e tecnologia para reagir?
O mercado fornecedor é formado pelas pessoas e empresas que fornecerão materiais e equipamentos, produtos e serviços. Mantenha um cadastro atualizado dos fornecedores.
Pesquise pessoalmente por telefone ou pela internet preço/qualidade, condições de pagamento, quantidade mínima e o prazo de entrega.
O Plano de Marketing

Plano de Marketing
O plano de marketing é a forma estruturada como a sua empresa irá ofertar seus produtos e serviços.
Um plano de marketing deve contemplar a descrição dos produtos e serviços, sua qualidade, utilidade, diferenciação em relação à concorrência e inovações.
Analise-o sob o ponto de vista dos benefícios percebidos pelo cliente. Em qual segmento de mercado você está ou pretende atuar? Qual o tamanho dele? Qual o comportamento do cliente e onde ele se encontra?
Como seu produto chegará até ele? As vendas, serão diretas ou por um canal?
Como você irá fazer com que seu cliente saiba que o seu produto ou serviço existe e que satisfaz as necessidades dele?
As formas mais utilizadas são propaganda, promoção, relações públicas, merchandising e venda pessoal.
Adequar o preço à qualidade do produto ao valor atribuído pelo cliente e a necessidade de viabilizar financeiramente a empresa.
Como a receita é dada pela quantidade vendida multiplicada pelo preço; o lucro ou prejuízo, pode ser resultado da sua política de preços.
O Plano Operacional
O plano operacional define como a empresa irá desenvolver ou comercializar seus produtos e serviços. Descreve o processo para produzir e vender ou executar serviços. Nessa sessão devem ser relacionados os equipamentos e materiais utilizados, a quantidade de pessoas e o tempo demandado para cada etapa.
A capacidade instalada é o quanto a empresa pode produzir e vender ou prestar serviços em determinado período. Ela é influenciada por fatores, como o número e o preparo dos funcionários, a produtividade dos equipamentos, a disponibilidade dos fornecedores e a capacidade de distribuição e armazenamento.
O layout ou arranjo físico define a distribuição dos setores de equipamentos, móveis e pessoas no espaço. Se possível desenhe uma planta baixa, pois explicar o layout com o texto é mais difícil.
Relacione também os cargos e as qualificações para ocupá-los . Se você ainda não abriu a empresa, descreva os cargos necessários e o perfil das pessoas que irão ocupá-los. Essas informações irão auxiliá-lo na etapa de recrutamento e seleção da equipe.
O Plano Financeiro
O plano financeiro é o resultado final do plano de negócios, pois apresenta em números todas as ações planejadas.
Se concluir que o negócio tem espaço no mercado, o próximo passo é calcular o investimento de implantação:
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Equipamentos, móveis e veículos, os chamados investimentos fixos;
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Reformas e registro da empresa, os chamados investimentos pré operacionais;
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Recursos financeiros para financiar clientes na venda a prazo e para pagar fornecedores, o chamado capital de giro.
Outro ponto é a análise comparativa entre receitas e custos (fixos e variáveis), identificando o quanto irá gastar e o faturamento esperado.
Esse levantamento permitirá construir o demonstrativo de resultados; um dos relatórios gerenciais mais importantes do plano financeiro, quando despesas e receitas são colocadas lado a lado para avaliar se a empresa irá operar potencialmente com lucro ou prejuízo.
Finalmente, é preciso ter consciência de que quem não mede, não gerencia.
O plano financeiro possibilita calcular indicadores, como:
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O ponto de equilíbrio, que é o faturamento mínimo para a empresa não ter prejuízo;
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O prazo de retorno do investimento ou seja, o tempo necessário para que seja recuperado o capital investido;
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A lucratividade, que é o ganho que a empresa obtém, a relação entre seu lucro e a receita total.
A Análise de Cenários

Análise de Cenários
A etapa final consiste na análise dos riscos. Toda empresa corre riscos, seja quando é criada ou quando está em atividade, inclusive a sua. Prever e administrar esses riscos, pode garantir a continuidade do negócio.
A análise de cenários traz um maior entendimento dos riscos. Para o cenário de maior probabilidade, são desenhadas diferentes estratégias. Simule valores de situações diversas.
Prepare os cenários onde o negócio obtenha resultados pessimistas, como a queda nas vendas, o aumento dos custos e também os resultados otimistas, como o faturamento crescer e as despesas diminuir.
Pense em ações para prevenir as adversidades ou para potencializar situações favoráveis. Faça várias simulações e tenha sempre alternativas, como o famoso plano B.
A Análise Estratégica

Análise Estratégica – SWOT
Toda empresa deve mostrar como irá competir no mercado e definir estratégias para atingir metas. A estratégia é a combinação entre os fins que a empresa busca e os meios utilizados.
Os fins devem originar os meios, ou seja, que a definição da meta dê origem à ação e não o contrário.
Ao estabelecer estratégias, avalie os pontos fortes e fracos da sua empresa e as ameaças e oportunidades proporcionadas pelo ambiente externo. Isso pode ser feito através da técnica conhecida como matriz F.O.F.A, sigla para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças; uma ferramenta simples e eficaz. Essa técnica é também conhecida como matriz SWOT.
Avaliação do Plano de Negócios
Planejar significa antecipar situações e preparar-se para elas. O plano de negócios pode ser o começo ideal.
Ansiosos em ver a empresa em atividade, muitos empreendedores desconsideram a segunda etapa do processo empreendedor: o planejamento. Com isso a terceira e quarta etapas, captar recursos e gerenciar, respectivamente podem não funcionar.
O principal motivo para elaborar um plano de negócios é ter uma base para gerenciar a empresa. Abrir um negócio é lidar com incertezas. As dúvidas vão desde se os clientes chegarão, se as vendas irão crescer ou se a empresa dará certo.
Como não é possível prever o futuro, valide. Se necessário, ajuste as informações de mercado, estimativas de receitas e custos do seu planejamento.
Apresente suas ideias para clientes e veja se eles concordam com isso e se pagariam pelo que você quer oferecer.
Algumas Dicas e Recomendações
Pesquise, estude e busque inspiração. Ter preparo e conhecimento são condições para a abertura e o crescimento do negócio.
Faça cursos e palestras para se atualizar nas melhores práticas de gestão. Participe de feiras e eventos voltados para o seu mercado consumidor. Procure informações sobre empresas e empreendedores que admira.
Tenha bons sócios. Escolha seu sócio baseado nas competências profissionais, cuidado ao se associar a parentes ou amigos só pela afinidade.
Defina deveres para cada sócio e verifique se as expectativas sobre o negócio são semelhantes e decida como será a política de venda de cotas e como fica na empresa. Em caso de separação ou morte, determine o que será feito com o lucro. Documente e registre tudo o que for acordado.
Busque mentores. Identifique um mentor para conversar sobre a empresa, esclarecer dúvidas e ouvir recomendações e ter exemplos.
Atraia talentos, motive sua equipe e invista em treinamento: funcionários preparados e motivados entregam mais do que é pedido. Ofereça oportunidade de crescimento, defina cargos, salários coerentes e reconheça os resultados.
Melhore o atendimento aos clientes. Não basta atender bem na hora da compra, o que beneficia a imagem da empresa é o pós venda. Busque pessoas experientes e esteja atento às reclamações dos clientes.
Utilize consumidores fiéis para ter um feedback da empresa, do atendimento e do produto.
Trace uma estratégia de preços. Encontrar o preço certo é um desafio. O preço afeta a rentabilidade e posiciona a marca.
Calcular o lucro a partir de custos é apenas o primeiro passo. O preço deve estar dentro da prática do mercado e acima do custo unitário.
As projeções de venda precisam ser coerentes com o mercado, capacidade de entrega, além de compatíveis com os canais de distribuição e sua estratégia de comunicação.
Faça um planejamento financeiro. Tente fazer uma previsão do fluxo de caixa. Quanto vai precisar para abrir um negócio? Depois de quanto tempo o caixa ficará positivo?
Identifique quais relatórios você precisa conhecer e ter sobre a mesa. Se decidir implantar um software escolha um adequado ao negócio para não investir mais que o necessário.
Conheça a rentabilidade do negócio. Melhor que saber o lucro é conhecer a rentabilidade. A rentabilidade é o lucro líquido dividido pelo investimento, que indica quanto do investimento está sendo recuperado.
Buscar empréstimos com frequência pode comprometer a rentabilidade, pois implica em juros altos e caixa no vermelho. Se as contas não fecham é hora de cortar custos. Comece pelas atividades que não geram lucros.
Monitore orçamentos e observe a autorização de despesas. Se o caixa é desequilibrado e as vendas estagnadas, repense a estratégia. Esperar as vendas caírem é um erro, pode ser tarde para reconquistar o cliente.
Esteja ao lado da lei e escolha a melhor forma de tributação. Tirar alvarás, licenças e outros documentos requer tempo, Um planejamento tributário mal feito gera gastos desnecessários.
Faça uma revisão de como sua empresa deve pagar impostos e encargos. Estude os regimes de tributação simples, lucro presumido e lucro real e decida qual o mais indicado.
Contrate um bom contabilista. Uma boa assessoria contábil além de identificar soluções legais para reduzir custos tributários, também pode assessorar na gestão do negócio.
Com essas dicas e recomendações e com o plano de negócios bem feito, sua empresa tem tudo para dar certo.