Como Ser Empreendedor de Sucesso no Mercado Atual

Como Ser  Empreendedor de Sucesso?  Como eles fazem sucesso? Para muitos, esse tema é um pouco obscuro, um pouco subjetivo. Muitos acham que é sorte, outros acham que é obra do acaso. Na realidade não é nada disso.

ser empreendedor de sucesso

 

Como Ser Empreendedor de Sucesso

Todas as pessoas que obtenham um resultado (historicamente já foram feitas várias pesquisas a respeito disso), elas têm um padrão de comportamento, um padrão de pensamento. Como pensam as pessoas que têm sucesso? Como pensam as pessoas que alcançaram um resultado positivo em suas carreiras? Isso não só aquelas que começaram do zero, mas às vezes, a segunda ou terceira geração que pega a obra da família e eleva a outro patamar.

Essas pessoas geralmente têm alguns padrões de pensamentos que são muito estudados hoje em dia. É um erro muito comum uma pessoa ser considerada empreendedora só porque ela é cheia de ideias. É um erro!

Somente ter ideias não é suficiente para alguém ser considerado empreendedor. Ou então, o cara é corajoso, ele arrisca, ele avança, ele sempre abre um negócio, isso também não suficiente para que uma pessoa seja chamada de empreendedora, ela quebrará  a empresa que abrir. Por isso quero tratar desses três elementos que eu considero como básicos para alguém ser empreendedor de sucesso.

O primeiro deles é a Visão.

O que é a visão? Visão é essa capacidade que alguém tem de enxergar algo que não existe como se fosse concreto, pouco claro. Ela enxerga claramente aquilo que aos olhos das pessoas comuns é  ainda inexistente, mas ela consegue trazer à existência naquele elemento. Eu vou dar exemplo:

Eu não sou escultor, mas eu admiro muito as pessoas que fazem esculturas. O escultor ele tem uma outra maneira de enxergar as coisas. Ele consegue enxergar o rosto de Cristo numa tora de madeira, ele apenas tira o excesso de madeira usando sua habilidade e de repente você começa a ver a imagem aparecendo, ou seja a arte  trabalha muito com esse elemento. E do ponto de vista do empreendedorismo,  a visão  é fundamental.

Então quem não tem visão já parou aí. Quem enxerga o que todo mundo enxerga já parou por aí,  jamais vai ser empreendedor de sucesso.  Ele pode abrir 850  negócios, mas você não pode dizer que esse cara é um cara empreendedor.  Então visão é capacidade  que você tem que enxergar além, antes da coisa existir. uma maneira muito clara.

Agora não adianta nada você ter visão, você enxergar um caminho fantástico, um nicho de mercado bacana, uma coisa extraordinária e na hora de partir para fazer, para executar aquela ideia, você não tem coragem, você tem medo.

De repente para executar uma determinada ideia  vai exigir que você largue seu emprego de salário garantido todo mês,  exige que você se mude de cidade, significa  que você mude de área de atuação. Se estudou administração por toda a vida, e de repente  precisa até trocar de área e você não tem coragem pra fazer isso.

Então não adianta nada você ter visão se você não tiver coragem. Você morre na praia. Não adianta toda a visão que você tem, se  na hora H você amarela, você se acovarda.

O segundo elemento básico para  você ser empreendedor bem sucedido, é Coragem.

Visão e coragem  para enfrentar riscos. Risco é algo que é inerente ao empreendedorismo. Aliás o empreendedor  gosta do risco, ele curte o risco.

O terceiro elemento fundamental é Competência.

Não adianta nada você ter visão e ter coragem e se você não tiver competência. Você precisa ter competência para executar, a  disposição para botar a mão na massa e ter a capacidade e a competência de fazer a coisa acontecer.

Tá cheio de gente acadêmica, tá cheio de gente fazendo altas planilhas no excell,  aliás existe um dito popular no  mundo dos negócios que diz:  “A planilha aceita tudo, você precisa ter competência pra dar conta do recado”.

Você precisa dominar os elementos básicos  para o seu negócio acontecer, para seu negócio funcionar. Você precisa entender uma visão geral de marketing, de vendas,de administração, de finanças,  de operação e acima de tudo, de gestão de pessoas.

Porque ter um  negócio acima de tudo, é gerir pessoas, a começar a  gerir a si próprio. Gerir suas expectativas, gerir suas ansiedades, gerir quando as coisas não dão certo,  quando você tem um não, você tem uma diversidade, onde a maioria das pessoas já  entrega os pontos, já desiste.
O empreendedor não, ele persevera, ele lida com um não, ele lida com a diversidade  de uma maneira diferente da maioria das pessoas.

Visão, Coragem e Competência. Esses com certeza são os elementos principais e dependendo da área, você vai precisar de outros elementos, mas sem esses três é impossível alguém ser empreendedor de sucesso.

 

Aprenda Como Criar Um Site Profissional Para Turbinar Suas Vendas Online. Pegue Seu Acesso!  

Helio Aragão

Empreendedor digital, graduado em Processos Gerenciais, grande entusiasta do empreendedorismo e do marketing digital e suas tecnologias.

Website: https://empreendedoresclarecido.com.br/

1 Comentário

  1. Pingback: Mindset: Qual o Seu? Mentalidade Fixa ou Progressiva? -

Deixe um comentário