E-mail Marketing: Como Seguir as Boas Práticas

Quando falamos em marketing digital com certeza o e-mail marketing é uma das estratégias mais escolhidas pelas pequenas e grandes empresas, por causa da sua eficácia na hora de se comunicar com o cliente.
Sem um grande custo, podendo ser realizada de forma totalmente gratuita, essa estratégia consegue conquistar um bom resultado diariamente.
Neste artigo separamos algumas boas práticas para realizar o seu e-mail marketing de uma maneira efetiva em seu negócio.

E-mail Marketing

Defina Sua Persona

Por mais que você siga um único ramo, existem diferentes nichos e é justamente neste detalhe que você deve ficar atento.
Digamos que o seu nicho é odontologia e você quer fazer um conteúdo em seu blog sobre quanto custa um clareamento dental, por mais que o clareamento seja um procedimento destinado a todos os tipos de pessoas, você precisa ter uma persona definida, que tenha interesse nesse tipo de tratamento e que é o alvo que você deseja atingir.

Nessa definição tem que se atentar a todos os detalhes, os medos, as vontades, a satisfação e principalmente, os maiores sonhos dessas pessoas.
A partir desta definição, além de conseguir criar conteúdos muito mais efetivos, será possível atingir de maneira muito mais objetiva, oferecendo serviços que favoreçam esse público.

Tenha o Objetivo do E-mail Marketing Definido

E-mail Marketing

Assim como qualquer estratégia de trabalho, o e-mail marketing precisa de um objetivo, uma razão pela qual você está encaminhando esse e-mail.

  • Você quer chamar a atenção desse internauta?
  • Quer que ele aproveite a sua oferta?

Tudo isso é importante, principalmente para que você não aposte em uma estratégia vaga, sem razão nenhuma.
Se você está chegando na área do marketing digital agora, não escolha estratégias utilizadas por grandes empresas apenas por ser mais fácil e acessível, opte pelas que serão mais eficientes ao seu negócio.

Pense desde o início como o e-mail marketing pode impulsionar o seu conteúdo e atingir seu público-alvo.
Por exemplo, se você quer falar sobre aparelho transparente, você precisa descobrir quais estratégias serão necessárias para alcançar um público-alvo interessado neste tratamento.

Nunca Compre Listas de E-mails

Há algum tempo espalhou-se uma lenda na internet de que o e-mail seria esquecido por conta das outras redes sociais que estavam surgindo, como Facebook e Instagram.

Porém, dia após dia essa ideia foi-se transformando em um mito, principalmente com o crescimento do uso do e-mail marketing como ferramenta de marketing digital. Você consegue imaginar porque o e-mail é a ferramenta mais utilizada pelo marketing?

Por conta da privacidade e liberdade de escolha que essa ferramenta atribui ao usuário, permitindo levar informações mais detalhadas sobre seu produto ou serviço e dessa forma criar um relacionamento mais aproximado com seu futuro cliente.

Para que você consiga o e-mail de alguém é necessário que acessem o seu conteúdo, como por exemplo, sobre lente de contato, e seja direcionado a uma landing page, onde preencham os dados, deixando o e-mail disponível para contato.

Portanto, quando for encaminhado o primeiro conteúdo, seja sobre lente de contato, ou qualquer outro procedimento odontológico, a pessoa já terá interesse em seus artigos, tendo mais chance de se tornar um potencial cliente.

Já quando há compra de listas de e-mail, é encaminhado um conteúdo para quem não conhece os seus serviços e não está interessado em receber essas informações, marcando sua empresa de forma negativa, além do risco de ser considerado como spam.

Então não caia no erro de comprar listas de e-mail para encaminhar os seus serviços.
Na grande maioria das vezes os e-mails dessas listas nem existem e se existirem será um grande desconforto para o dono desses e-mails receber um conteúdo que não é de seu interesse.

Capte os seus Leads

Levando em consideração que comprar uma lista de e-mails não é correto, o que você pode fazer de positivo é criar uma forma de atração de leads com a oferta de um brinde, um e-book disponibilizado numa página de captura, onde para receber o lead coloca seus dados, pois é essencial ter um banco de dados para por suas estratégias em prática.

As ferramentas mais comuns para o uso da captura desses leads são as famosas Landing Pages, formulários de pesquisa e interação nas redes sociais.

Landing Page

Dessa forma, quem preencher esses formulários, dará livre acesso à informações como nome, idade, email, entre outros tópicos necessários para tornar mais fácil o entendimento sobre qual o público que você quer atingir e dessa forma direcionar melhor seus conteúdos.

Tenha Um E-mail Marketing Personalizado

Independente de você realizar o e-mail marketing ou não, é importante que os seus conteúdos tenham informações corretas e precisas sobre seu produto e/ou serviço, principalmente na forma de se expressar e se comunicar.

Se o conteúdo for sobre aparelho ortodôntico, é importante que o artigo se desenvolva de uma maneira cativante, que prenda o seu público na leitura.

Não encaminhe e-mails genéricos com informações soltas e desconexas, tente chamar a atenção do seu leitor com boas informações.

Uma dica importante é utilizar o e-mail com o seu nome, pois as chances de ser aberto são muito maiores. Crie um e-mail profissional. Evite encaminhar um e-mail só com o nome da sua empresa como:

Sorrisoperfeito@odontologia.com

Tente encaminhar um e-mail que pareça mais pessoal, pois dá ao leitor a impressão de que você se dedicou ao encaminhar aquele conteúdo para ele, ao invés de parecer que está sendo enviado de forma automática.
Colocando essas dicas em prática, é possível fazer um e-mail marketing muito mais eficiente e qualitativo para você e para os seus clientes.

Não se esqueça que o marketing digital é o futuro do nosso mundo, principalmente diante das inovações que a tecnologia tem apresentado.
Apostar no marketing digital, é uma das formas atuais mais eficientes de ter grande sucesso no mundo dos negócios.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Clínica Ideal.

 

 

 

 

 

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Helio Aragão

Empreendedor digital, graduado em Processos Gerenciais, grande entusiasta do empreendedorismo e do marketing digital e suas tecnologias.

Website: https://empreendedoresclarecido.com.br/

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