Endomarketing – O Principal Cliente de Uma Empresa

O Endomarketing

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na organização, visando melhorar a imagem da mesma entre seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o “turnover” (ídice de rotatividade).

Olá a todos. Hoje eu vou falar sobre Endomarketing,  mas antes de falar de Endomarketing, é preciso voltar ao conceito do marketing primeiro. É preciso dizer que a função principal das empresas é gerar clientes,  sem cliente não existe nada. “turnover” (ídice de rotatividade).

Mas existe um cliente que é muito importante, talvez até mais importante do que o cliente externo, aquele cliente que vem pagar as contas, que vem comprar com a gente. Estou falando  do cliente interno:  o nosso funcionário.

Poucos empresários ou  alguns já se dão conta disso, graças a Deus, e que esse funcionário (cliente interno) deles é tão importante quanto o cliente externo ou até mais importante que o cliente externo.

Endomarketing

Endomarketing

Então se marketing é a função principal de uma empresa, de um negócio para gerar, atrair e manter clientes, o Endomarketing é voltado para dentro, para  cuidar dos seus clientes internos.

Como é que você cuida dos seus funcionários? Como é que você cuida dos seus colaboradores? E depois vêm reclamar, vem xingar, vem dizer que a equipe não presta, que a equipe é preguiçosa, que a equipe enfim,  não cumpre o horário? Como é que você age com eles? Será que você é educado e respeitoso?

Também tem o outro lado, os funcionários entre si, também precisam praticar o Endomarketing que é o cuidado entre a cadeia, o elo de ligação que existe entre eles, porque respeito, dignidade, bondade e educação são coisas  típicas do ser humano.

Se não é assim, não dá para trabalhar. Então é uma via de mão dupla os funcionários, os colaboradores, no sentido bem exato da palavra, precisam mostrar seu valor, mas também precisam ser valorizados, e Endomarketing é pra isso ou seja é toda uma política de uma organização, uma política de valorização dos seus colaboradores, dos seus funcionários, da sua força de trabalho, para manter uma equipe coesa e participativa.

Então, fazendo  com que eles se sintam bem, que eles se sintam produtivos e felizes para que eles possam atender bem o cliente, que é você está ali nesse momento e ansioso por receber o melhor produto, o melhor serviço e que sempre vai passar pela mão de um ser humano.

Se o ser humano estiver de mau humor, se ele estiver doente, se este foi maltratado, se ele foi humilhado, se ele sofreu alguma pressão, certamente ele não vai trabalhar feliz, e olha ser humano é uma caixinha de surpresa.

Nós temos que aprender muito sobre como lidar com pessoas, então é uma via de mão dupla: toma lá, dá cá. Uma via de mão dupla significa: ofereça o melhor e receba o melhor, é essa  a relação que tem que tem que existir tanto no marketing externo quanto no marketing interno.

Então esse é o Endomarketing ou seja, valorizar o seu funcionário, valorizar o seu talento interno, antes que seu talento interno resolva migrar e levar os lucros e os resultados da sua empresa através dos clientes que ele tem para o seu concorrente.

Então pense nisso, espero que você tenha gostado.

Aprenda Como Criar Um Site Profissional Para Turbinar Suas Vendas Online. Pegue Seu Acesso!  

Helio Aragão

Empreendedor digital, graduado em Processos Gerenciais, grande entusiasta do empreendedorismo e do marketing digital e suas tecnologias.

Website: https://empreendedoresclarecido.com.br/

Deixe um comentário