Endomarketing – O Principal Cliente de Uma Empresa
O Endomarketing
Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na organização, visando melhorar a imagem da mesma entre seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o “turnover” (ídice de rotatividade).
[Vidtastik id=5 ]Olá a todos. Hoje eu vou falar sobre Endomarketing, mas antes de falar de Endomarketing, é preciso voltar ao conceito do marketing primeiro. É preciso dizer que a função principal das empresas é gerar clientes, sem cliente não existe nada. “turnover” (ídice de rotatividade).
Mas existe um cliente que é muito importante, talvez até mais importante do que o cliente externo, aquele cliente que vem pagar as contas, que vem comprar com a gente. Estou falando do cliente interno: o nosso funcionário.
Poucos empresários ou alguns já se dão conta disso, graças a Deus, e que esse funcionário (cliente interno) deles é tão importante quanto o cliente externo ou até mais importante que o cliente externo.
Endomarketing
Então se marketing é a função principal de uma empresa, de um negócio para gerar, atrair e manter clientes, o Endomarketing é voltado para dentro, para cuidar dos seus clientes internos.
Como é que você cuida dos seus funcionários? Como é que você cuida dos seus colaboradores? E depois vêm reclamar, vem xingar, vem dizer que a equipe não presta, que a equipe é preguiçosa, que a equipe enfim, não cumpre o horário? Como é que você age com eles? Será que você é educado e respeitoso?
Também tem o outro lado, os funcionários entre si, também precisam praticar o Endomarketing que é o cuidado entre a cadeia, o elo de ligação que existe entre eles, porque respeito, dignidade, bondade e educação são coisas típicas do ser humano.
Se não é assim, não dá para trabalhar. Então é uma via de mão dupla os funcionários, os colaboradores, no sentido bem exato da palavra, precisam mostrar seu valor, mas também precisam ser valorizados, e Endomarketing é pra isso ou seja é toda uma política de uma organização, uma política de valorização dos seus colaboradores, dos seus funcionários, da sua força de trabalho, para manter uma equipe coesa e participativa.
Então, fazendo com que eles se sintam bem, que eles se sintam produtivos e felizes para que eles possam atender bem o cliente, que é você está ali nesse momento e ansioso por receber o melhor produto, o melhor serviço e que sempre vai passar pela mão de um ser humano.
Se o ser humano estiver de mau humor, se ele estiver doente, se este foi maltratado, se ele foi humilhado, se ele sofreu alguma pressão, certamente ele não vai trabalhar feliz, e olha ser humano é uma caixinha de surpresa.
Nós temos que aprender muito sobre como lidar com pessoas, então é uma via de mão dupla: toma lá, dá cá. Uma via de mão dupla significa: ofereça o melhor e receba o melhor, é essa a relação que tem que tem que existir tanto no marketing externo quanto no marketing interno.
Então esse é o Endomarketing ou seja, valorizar o seu funcionário, valorizar o seu talento interno, antes que seu talento interno resolva migrar e levar os lucros e os resultados da sua empresa através dos clientes que ele tem para o seu concorrente.
Então pense nisso, espero que você tenha gostado.