Marketing Pessoal: 10 Razões Para Fazer o Seu Próprio

O Que é Marketing Pessoal?

Enquanto para as organizações, Marketing tem a ver com a conquista e manutenção de clientes, o Marketing Pessoal tem a ver com a imagem que você mesmo projeta no mercado, ou seja, você sendo o seu principal cliente, como você está e o que está fazendo por você mesmo. Indo um pouco além, o que as pessoas irão perceber do que você projeta de si mesmo.

 O Marketing Pessoal não é algo que você tem ou não tem, como um dom ou talento; é um processo contínuo de conquistas que gera, como consequência, o valor que você passa a ter no mercado.

marketing-pessoal

A comunicação é um dos fatores fundamentais para quem deseja investir no seu próprio marketing; é a capacidade que a pessoa tem de vender a sua própria imagem, pois através de uma comunicação adequada, mostra o próprio potencial, transmite credibilidade e confiança, sabe persuadir e argumentar; tem estilo e presença marcantes e a flexibilidade para se ajustar às diversas situações.

O Marketing Pessoal traz conquistas não só na vida profissional, mas também na área pessoal. O bom Marketing  está diretamente ligado à atitude do indivíduo. Não basta apenas gostar do que faz e fazer bem feito. É preciso projetar no mundo a sua imagem e, mais do que isso, ver a si próprio no futuro.

A aparência, a indumentária, bem como a postura, a voz, elegância e confiança, junto com suas atitudes e comportamentos é que formarão esse conjunto de ingredientes que comporão a sua imagem.

Um exemplo,  são os executivos que projetam a imagem de líderes modernos, ou seja, indivíduos que impõem respeitabilidade, credibilidade e confiabilidade.

O autoconhecimento e o brilho pessoal são essenciais para um bom Marketing Pessoal. Para fazer uma auto avaliação, aqui vão algumas dicas de perguntas que um profissional deve fazer a si mesmo:

– O que estou fazendo para promover a minha própria imagem?

– Estou buscando algum tipo de especialização ou aperfeiçoamento no que quero atingir?

– Até que ponto eu mostro o potencial que tenho?

– Eu sei quais são minhas capacidades?

– O que eu faço bem e me dá prazer?

– O que eu gostaria da fazer no futuro e que me faria feliz?

Pense com consciência  sobre estas questões, procurando sempre aprimorar o seu Marketing.

 

10 Razões Para Iniciar Agora Seu Marketing Pessoal

Marketing-Pessoal

 

A necessidade da gestão de carreira e da implantação de um plano de Marketing Pessoal está se tornando uma unanimidade. A maioria dos profissionais que temos conversado, sejam professores universitários, executivos ou empresários, concorda com a importância de se ter um plano de Marketing Pessoal para gerir suas carreiras.

No entanto, apesar disto, poucos são aqueles que realmente conseguem transformar esta convicção em uma atitude prática.

Em função da falta de ação de muitos profissionais, resolvemos apresentar uma série de dez razões, todas importantíssimas, para motivar aqueles que ainda não resolveram desenvolver seu plano de marketing a fazê-lo agora.

Já foi dada a largada para a corrida pelas melhores oportunidades de mercado, e quem não se antecipar acabará ficando para trás. Vamos às razões:

Razão 1 – um plano de marketing é como uma “receita de bolo” que pode elaborado em poucos dias, e seu conteúdo, na maioria das vezes, é formado por ideias práticas e de fácil aplicação, portanto, comece agora!

Razão 2 – o tempo corre contra você e quanto mais rápido implantar seu plano de marketing, mais rápido serão os resultados para sua carreira. O que está esperando?

Razão 3 – provavelmente você já tem inúmeros concorrentes se promovendo no mercado, e você está ficando para trás. Não espere mais!

Razão 4 – marketing pessoal é um hábito, e você precisará de tempo para se habituar com essa nova maneira de agir em sua vida, portanto, corra!

Razão 5 – cria novas oportunidades de negócios, e novas oportunidades de negócios, geralmente, significam mais dinheiro. Então aja agora!

Razão 6 – um plano de marketing pressupõe que você conquistará outros ciclos de amizade, isto certamente dará uma nova perspectiva de prazer e satisfação a sua vida pessoal e profissional. Mexa-se!

Razão 7 – o plano de marketing traz reconhecimento social pelos anos de esforços, estudos e trabalho. O que está esperando, ande!

Razão 8 – maior status social é o que obterá com o sucesso profissional conseguido através de seu plano de marketing pessoal. Vá em frente!

Razão 9 – a realização de seus sonhos de consumo, de seus sonhos de viagem e de muitos outros sonhos, poderá ser conquistada através do sucesso obtido com o marketing pessoal. Apresse-se!

Razão 10 – a realização profissional traz uma sensação superior de satisfação. É como conquistar o cume do Everest, algo inexplicável. Porque você não tenta iniciar agora o seu desafio pessoal? Mas é preciso dar o primeiro passo. Aja agora!

Esperamos que todas estas boas razões tenham conseguido convencê-lo a tomar uma atitude para iniciar  seu plano de gestão de carreira, por isto vamos mostrar o que significa este plano de marketing pessoal.

Um plano de marketing pessoal é algo fácil de ser implantado. Na verdade, trata-se de um conjunto de ações e ferramentas que, se utilizados em sincronia, ajudam a promover a carreira de um profissional.

Na primeira parte de um plano de marketing pessoal é preciso desenvolver as competências pessoais do profissional, aqueles atributos que fazem parte de seu comportamento, e que podem ter um impacto positivo em sua atuação profissional.

Qualidades como automotivação,  liderança, criatividade, bom humor, capacidade de produzir conhecimento, relacionamento interpessoal e sua capacidade de sonhar são os atributos essenciais que precisam ser desenvolvidos e incorporados a sua carreira profissional.

A outra parte do plano de marketing  consiste na aplicação de ferramentas para promoção pessoal.

Construção de uma rede de relacionamentos (networking), criação de um site pessoal, redes sociais, utilização de cartões de visitas de uma maneira dinâmica, ter um sistema de relações públicas pessoal, dentre outras ferramentas, certamente ajudarão a promover sua carreira e sua imagem no mercado de trabalho.

Estes conceitos e ações precisam estar “amarrados” a um planejamento coerente, ou seja, ao seu “plano de marketing pessoal e profissional”.

Todos nós precisamos de motivação para realizar alguma tarefa, para enfrentar um desafio e para iniciar alguma empreitada. Implantar um plano de marketing em nossa vida pessoal e profissional é um desafio.

Não sabemos ao certo o que iremos encontrar, certamente viveremos momentos de “pura adrenalina”, seremos colocados diante de situações inusitadas, mas tudo isto se justifica pela sensação de vitória e de sucesso que conseguiremos alcançar ao final desta caminhada.

Sugestões  Para Estruturação do Plano de Marketing Pessoal

Marketing Pessoal

Sem a pretensão de esgotar o assunto, apresentamos algumas sugestões que poderão ajudar-lhe na busca e estruturação do seu Marketing Pessoal:

1- Faça algo para promover a sua própria imagem, por exemplo, cuidar melhor da sua própria aparência, quem sabe aquele regime, aquela atualização do seu guarda-roupas, ou melhorar a dicção.

2- Faça cursos de especialização ou aperfeiçoamento. Hoje se faz necessário um bom conhecimento de inglês e de espanhol, uma atualização nos novos programas de computador e, no mínimo conhecimentos básicos para navegar na internet.

3- Aproveite as oportunidades que surgirem para mostrar o potencial que tem; quer seja de falar em público, escrever um artigo para um jornal, revista ou blog; fazer uma palestra ou tomar aquela decisão de realizar algo difícil.

4- Conheça e amplie as suas próprias capacidades. Muitas pessoas deixam de fazer certas coisas, não por não terem capacidade, mas por desconhecerem a capacidade que possuem.

5- Realize, principalmente em atividades profissionais, aquilo que lhe dá prazer. Estará prestando um grande serviço a você mesmo e aos seus clientes por estar fazendo algo melhor, justamente porque lhe é prazeroso.

6- Imagine-se no futuro e se veja lá. Imagine-se realizado, com muito sucesso pessoal e profissional e, muito feliz. Isso lhe ajudará a identificar o que precisa fazer hoje para conseguir o que deseja amanhã.

7- Viva harmoniosamente com as incertezas e as surpresas. Elas fazem parte do processo da vida; não se deixe abater por dúvidas, medos ou fraquezas e quando porventura elas surgirem, evite mostra-las para outras pessoas.

8- Procure, acima de tudo, pautar a sua vida por princípios e valores éticos. Lembre-se que o Marketing Pessoal é apenas um reflexo daquilo que você é, pensa e sente.

 

Conclusão

Como vimos o processo para a implantação de um plano de marketing pessoal  é bem simples e está ao alcance de qualquer pessoa, basta tomar a iniciativa e por em prática que conseguirá obter o resultado esperado. Então, mãos à  obra e alcance seu objetivo.

 

 

Aprenda Como Criar Um Site Profissional Para Turbinar Suas Vendas Online. Pegue Seu Acesso!  

Helio Aragão

Empreendedor digital, graduado em Processos Gerenciais, grande entusiasta do empreendedorismo e do marketing digital e suas tecnologias.

Website: https://empreendedoresclarecido.com.br/

Deixe um comentário