Mindset: Qual o Seu? Mentalidade Fixa ou Progressiva?

Qual Seu Mindset: Mentalidade Fixa ou de Crescimento Progressivo?

Você sabia que existem dois tipos mindset e só um leva ao sucesso? É a mentalidade de crescimento progressivo. Trata-se de ampliar suas habilidades diariamente e se superar o tempo todo!

Pois é, essas investigações foram feitas por Carol Dweck, pesquisadora de Stanford e reveladas no livro “Mindset”, de leitura obrigatória.

mindset

São ideias inovadoras que reafirmam o poder e a influência de nossas atitudes mentais sobre nossas vidas.

O que é Mindset?

Sabemos que “Mindset” é uma palavra que significa a maneira de uma pessoa pensar ou seu modelo mental, mas aqui vamos traduzi-la apenas pela palavra “mentalidade”.

Bem… você vai ter que decidir agora, ou você é uma pessoa de mentalidade fixa ou de mentalidade de crescimento progressivo e aqui está o segredo do sucesso.

Mindset de Mentalidade Fixa ou Mentalidade de Crescimento Progressivo

mindset-fixo-x-mindset-progressivo

mindset-fixo-x-mindset-progressivo

Vamos explicar melhor: As pessoas de mentalidade fixa acreditam que nasceram com uma quota de inteligência que não irá mudar, e errar para elas é algo insuportável.

Por essa crença limitante, elas tendem a evitar desafios e experiências novas com medo de parecerem menos inteligentes.

Já as pessoas de mentalidade de crescimento progressivo, acreditam que sua inteligência melhora cada vez mais pela aprendizagem, e que o caminho do sucesso está no resultado do seu trabalho intenso e do seu esforço.

Agora vamos fazer uma viagem por dentro desses dois mindset. Vamos entender  como você pode começar a construir uma vida melhor adotando atitudes que levem ao sucesso em tudo o que  faz.

O sociólogo Benjamin Barber disse que há muitas maneiras de segmentar o mundo. Uma delas é dividi-lo entre aprendizes e não aprendizes e esse é também o argumento da autora do livro, a Carol Dweck.

Os chamados aprendizes acreditam que eles têm a capacidade de se superar progressivamente e assim, fazendo da mudança, uma constante e uma realidade também.

Já os não aprendizes acreditam que as coisas são como são e que não faz sentido ou é muito difícil mudá-las.

Nós não nascemos assim

Eu gostaria aqui de chamar a sua atenção: Nós não nascemos assim!

Então, se você se identificou mais com a mentalidade de crescimento, parabéns! É muito provável que você já viva uma vida de mais realizações e mais satisfações.

Entretanto, se você se identificou mais com mentalidade fixa, será que isso significa que você deve jogar a toalha e desistir?

Não absolutamente, e sabe por quê? Há boas notícias da ciência para você também.

Você é a única pessoa que pode optar por um ou outro mindset, e se, por algum equívoco, você veio até aqui com um mindset que não o ajuda, você a única pessoa que ainda tem o poder de mudar.

Pense agora sobre como um bebê vem a este mundo: eles passam todas as horas projetando experiências e aprendendo sobre o mundo à sua volta.

Eles são mais curiosos do que crentes. Eles vão evoluindo, ampliando suas habilidades diariamente, porque vão se superando o tempo todo e não param.

Imagine você o que significa aceitar um dos maiores desafios de toda a nossa vida, que é aprender andar e aprender a falar.

É provável que se isso fosse exigido de pessoas adultas como nós e com mindset fixo, teríamos desistido e passaríamos o resto de nossas vidas sentados, sem andar e sem pronunciar uma palavra sequer.

Mas quando fomos crianças caíamos e voltávamos novamente. Descobríamos como evitar cair em uma próxima vez e continuávamos aprendendo e aprendendo…

Até que um dia surpreendemos a todos caminhando e falando pela primeira vez, encantando claro, os nossos pais.

Então, podemos nos perguntar agora: Ao longo de nossa jornada onde deixamos estacionada a nossa capacidade de superação?

Como foi que aos poucos fomos assumindo Mindset fixo que não nos faz melhor?

A influência dos pais no Mindset

As pesquisas comprovam que já a partir do primeiro ano de idade, nossos pais influenciam muito na formação de nossa personalidade, por serem críticos ou elogiosos.

A crítica vai nos moldando a crença de que as coisas são como elas são, e que a vida é exatamente como estamos vendo e não há muito o que mudar.

Mas ao contrário, a autora comprova em pesquisas, que as crianças elogiadas tendem a confiar mais em si, são motivadas e curiosas, por enfrentarem os desafios cada vez mais difíceis.

As crianças com mentalidade de crescimento progressivo aprenderam a viver um mundo muito diferente das com mentalidade fixa.

As pessoas com mentalidade fixa vêem um mundo cheio de julgamento e dinheiro, já as pessoas com mentalidade de crescimento, vêem um mundo cheio de maravilha e coisas para aprender.

Cézanne e Michael Jordan

A autora relata uma visita que fez uma galeria para ver os primeiros trabalhos de Cézanne, um dos seus artistas favoritos.

Quando olhou para a exposição, é que ela percebeu que alguns dos seus trabalhos eram realmente muito ruins, mas algumas de outras obras pareciam ter sido criadas por alguém completamente diferente.

Foi lá que a autora compreendeu que Cézanne levou muito tempo para se tornar o “Cézanne“.

Michael Jordan, o maior jogador de basquete de todos os tempos, também levou tempo para se tornar o ” Michael Jordan”. Em uma de suas frases ele diz tudo:

“Eu errei mais de 9.000 arremessos, eu perdi quase 300 jogos. Em 26 oportunidades que as pessoas confiavam em mim para fazer o arremesso da vitória, eu errei e veja eu falhei muitas vezes na minha vida e é por isso que eu tenho sucesso”.

Acredite, ele não foi o melhor por acidente, Jordan tinha uma mentalidade de crescimento e acreditava que através de trabalho e muita dedicação ele poderia melhorar o suficiente para se superar.

Imagine você, que nem Cézanne ou Michael Jordan, teriam o sucesso que alcançaram se não fosse pela superação de seus erros.

Tenha certeza que em pessoas de sucesso em todo mundo, você sempre vai encontrar esse mesmo padrão.

Mas o que acontece depois que essas pessoas alcançam o sucesso?

É claro que os indivíduos com mentalidade de crescimento acreditam que o sucesso é uma viagem constante e não um destino. Que irão continuar sempre a se superar por outros caminhos.

Mas no mundo dos negócios, como é que atuam os líderes de mentalidade fixa e líderes de mentalidade de crescimento?

Os de mindset fixo ao invés de integrar seus funcionários para melhorar as suas próprias habilidades e desenvolver as equipes de mais alto desempenho, tendem mais a um comportamento clássico de se concentrarem na crítica e depreciarem os outros.

Quando as coisas dão errado eles procuram logo colocar a culpa nos outros. Usam essas desculpas para dar a impressão de que eles não tiveram qualquer participação na falha. Isto é o que a autora chama de doença do C.E.O.

O lado bom é que o sucesso desses líderes não é duradouro, isso porque eles se desmoronam quando confrontados com o fracasso.

Felizmente há muitos grandes exemplos de líderes de mentalidade de crescimento progressivo.

Jack Welsh, CEO da G.E. mesmo com todas as coisas desagradáveis que diziam sobre ele, é líder de mentalidade de crescimento, escalava a G.E. mas sempre conseguindo o melhor de sua equipe e os reconhecia por isso.

Se você quiser confirmar esses dois tipos de mindset, não vá muito longe, olhe ao seu redor.

Veja as pessoas que criam um sucesso duradouro para si e para os seus negócios, você verá que eles são muito parecidos com esses exemplos que eu trouxe.

Mas, o que acontece se você for uma pessoa que não tem vontade de mudar? Vai insistir o tempo todo que mundo ao seu redor é que deve mudar?

Bem, não há dúvida: a única maneira para que você consiga sucesso naquilo que você procura é através da aprendizagem contínua.

Se você quer ganhar uma promoção ou bônus, tenha certeza que você irá ganhar, mas o caminho é o da aprendizagem crescente e isso pode levar tempo e força, mas acontecerá.

Conclusão

Finalizando, se você quer ser um líder, você não pode se concentrar apenas nos números e resultados, você tem que se concentrar no processo, ajudando seus funcionários a alcançarem seus objetivos.

Pode ser um trabalho árduo, mas com sua obstinação e possuindo uma equipe predominantemente de pessoas com mentalidade de crescimento, é a única maneira de alcançar o sucesso a médio e longo prazo.

Há duas mentalidades que você pode ter neste mundo, e aquela que você escolher fará toda a diferença para você.

Lembrando que, devemos ter sempre muito cuidado para não julgarmos qualquer pessoa sem considerar também todo o contexto em que ela está operando e ajudá-la para que possa mudar o seu Mindset,  se assim o desejar.

Aprenda Como Criar Um Site Profissional Para Turbinar Suas Vendas Online. Pegue Seu Acesso!  

Helio Aragão

Empreendedor digital, graduado em Processos Gerenciais, grande entusiasta do empreendedorismo e do marketing digital e suas tecnologias.

Website: https://empreendedoresclarecido.com.br/

Deixe um comentário