O Que é Marketing Digital? Saiba Onde Aprender

Muita gente fala em Marketing Digital, mas se você perguntar, pedir uma definição do que é, pouquíssimas pessoas saberão dar uma resposta satisfatória, que seja capaz de explicar claramente o que é.

O que é Marketing Digital

Por isso vamos procurar dar uma explicação mais plausível, que resuma de forma simples o que é e porque ele está cada vez mais presente nos dias de hoje.

Mas antes vamos entender o que é Marketing.

Segundo a AMA (American Marketing Association): “ Marketing é uma função organizacional e uma série de processos para criação, comunicação e entrega de valor para clientes, e para a gerência de relacionamentos de forma que beneficie a organização e seus stakeholders”.

Em outras palavras: “Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos e/ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.”

Ou seja, Marketing é uma série de estratégias, técnicas e práticas administrativas que tem o principal objetivo de agregar valor a determinadas marcas, produtos ou serviços, a fim de atribuir uma maior importância para atingir um determinado mercado-alvo consumidor.

Com o advento da internet e sua popularização a partir dos anos 2000, muitas coisas tomaram novas dimensões nos dias atuais, principalmente com relação às comunicações de massa, com maior participação do público, que passou a interagir de forma mais ativa e rápida com a fonte originadora da informação.

E, dentre essas coisas, o marketing tradicional precisou adaptar-se à nova realidade para atingir maiores mercados, criar maior relacionamento com o público-alvo, utilizando-se de novas tecnologia, pois o cliente agora tem mais informações a cerca de determinado produto e/ou serviço, e portanto, também é mais exigente. É nesse contexto que surgiu o que chamamos de Marketing Digital, Internet Marketing ou Web Marketing.

Mas o que realmente é Marketing Digital?

marketing-digital

Existem várias definições, mas a essência é mesma, ou seja, a forma e os meios como é feito são idênticos.

Segundo a Wikipédia: “Marketing Digital são ações que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e telefonia móvel ou outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com maior eficiência.”

Outra definição é: “ O Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa física executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.” (Rock Content)

Portanto, Marketing Digital é divulgar ou promover produtos e/ou serviços através das mídias digitais, através da internet com o intuito de se comunicar com o público-alvo de forma direta, personalizada, no local e momento certo.

Como surgiu o Marketing Digital?

Nos anos 1990 apareceu a primeira versão da internet, bastante diferente do que é atualmente, pois não havia interação dos usuários com as páginas, permitindo apenas obter informações de maneira simples. Foi por essa época que surgiu o termo Marketing Digital, que funcionava ainda de maneira rudimentar se comparado ao que é hoje. Só a partir dos anos 2000 é que ele começou a ser modelado e foi ficando parecido com o que é atualmente.

Quais as vantagens em relação ao Marketing tradicional?

Porque o Marketing Digital é tão Importante

As vantagens são muitas, mas vamos falar apenas algumas para exemplificar este questionamento.

– É mais fácil de mensurar as ações/estratégias aplicadas, permitindo saber com precisão o resultado obtido com essa ou aquela estratégia;

– O ROI (retorno sobre o investimento) é consideravelmente maior, permitindo corrigir as falhas na próxima campanha e evitando o desperdício de verba;

– Permite atingir e segmentar o público-alvo de maneira personalizada, interagindo com ele de forma a cativá-lo com maiores informações a respeito do produto/serviço ofertado;

– Utiliza-se de várias ferramentas que ajudam a monitorar cada etapa das ações mensurando tudo para atingir o objetivo principal;

– É simples, prático e não requer grandes investimentos para implantação, permitindo que qualquer empresa ou pessoa possa utilizá-lo.

Além dessas vantagens existem muitas outras, mas isso fica para outra ocasião.

Como aprender Marketing Digital?

Se você chegou até aqui é porque tem interesse no Marketing Digital e sabe como ele pode lhe ajudar a impulsionar seu negócio e gerar resultados positivos em seus projetos.

O Marketing Digital é um conjunto de ações que envolve muitas técnicas, estratégias e conhecimentos. É mais complexo do que você imagina, porém não é tão difícil de aprender. Para isso é necessário que se invista tempo e esforço em aprender cada vez mais, ir se atualizando constantemente porque tudo na internet evolui com incrível rapidez.

Procure ler materiais didáticos relacionados ao Marketing Digital

Atualmente, existem muitos materiais gratuitos ensinando Marketing Digital. Pesquise no Google para encontrar e-books, webinars, vídeos e blogs que tratam dos mais diversos assuntos relacionado ao Marketing Digital. Na internet existem bons cursos, vídeos tutoriais e muitas informações que ajudam nos primeiros passos nessa área.

Procure manter-se atualizado

Uma boa maneira de estar sempre se atualizando, é acompanhar blogs de referências nacionais e internacionais. Neles você conhecerá e entenderá os processos e etapas do Marketing Digital. Esses blogs  oferecem conteúdos de excelente qualidade e muito valiosos sobre o assunto.

Faça cursos online sobre Marketing Digital

Se você realmente quer tornar-se um expert de verdade nessa área e aprender sempre mais, invista em cursos online. Nestes cursos os assuntos são tratados com mais detalhes, são mais aprofundados.

Existem ótimos cursos online grátis que ensinam o passo a passo no Marketing Digital, você só precisará pesquisar e se cadastrar. Como são cursos grátis, são cursos rápidos, um pouco superficiais, porém muito bons.

Entretanto, se você quiser um local onde você poderá ter acesso a vários cursos, todos relacionados ao Marketing Digital, de excelentíssima qualidade e pagando apenas uma mensalidade cujo preço não paga nem uma pizza, eu recomendo o Clube do Marketing Digital.

Neste “clube” você terá oportunidade de se aprofundar em várias vertentes do marketing digital, pois a quantidade de cursos dentro da plataforma é imensa.

Esse “clube” é uma plataforma de cursos que funciona como uma Netflix, onde você paga uma pequena mensalidade e tem direito a assistir os filmes que quiser. No caso do Clube do Marketing Digital, é do mesmo jeito, você paga uma pequena mensalidade e tem acesso a vários cursos, todos relacionados ao assunto.

Caso você queira mais informações sobre o Clube do Marketing Digital, acesse esse artigo : Clube do Marketing Digital: Onde Aprender Pagando Pouco, lá encontrará maiores informações sobre a plataforma, relação de cursos, como escrever e-book, maneiras de monetizar o blog, como criar um blog, etc. Ou então clique no link “Quero saber mais.”

Conclusão

Para conhecer e aprender todas as funcionalidades, estratégias, aplicabilidades e ferramentas do Marketing Digital, você precisa sempre estar se atualizando, fazendo cursos relacionados, pois no mundo digital as coisas mudam muito rápido e constantemente, ou seja, uma estratégia que hoje funciona perfeitamente, daqui a algum tempo talvez não funcione mais.

Fica a dica: Mantenha-se sempre atualizado! E para estar atualizado eu recomendo o Clube do Marketing Digital do professor Gustavo Freitas, uma das maiores autoridades em marketing digital atualmente no Brasil.

Espero ter ajudado com relação a este assunto e se gostou, peço que compartilhe com outras pessoas.

Aprenda Como Criar Um Site Profissional Para Turbinar Suas Vendas Online. Pegue Seu Acesso!  

Helio Aragão

Empreendedor digital, graduado em Processos Gerenciais, grande entusiasta do empreendedorismo e do marketing digital e suas tecnologias.

Website: https://empreendedoresclarecido.com.br/

3 Comentários

    • Olá Emerson
      Fico feliz que tenha gostado de nosso artigo.Obrigado pela visita.
      Abs.
      Helio

  1. Pingback: O que é a Plataforma Builderall? É Confiável Mesmo? -

Deixe um comentário