O Que É Ser Empreendedor? E Como Ser Um Bem Sucedido.

Quando se fala que alguém é empreendedor  normalmente o que nos vem à mente é a imagem de uma  pessoa que criou uma empresa de sucesso.

No sentido restrito do termo sim, o empreendedor é isso, mas em um sentido mais amplo, empreendedor é toda pessoa capaz de implementar,  de mudar uma situação existente, de mobilizar pessoas e recursos para a execução de determinado objetivo.

O que é Empreender

O que é Empreender

Assim também são empreendedores pessoas que mobilizam a sociedade por uma causa social (empreendedores sociais), empreendedores políticos que mobilizam lideranças de um país para implementação de mudanças em amplos aspectos, pessoas que lideram uma comunidade em busca de melhorias para a mesma e outros mais.

Pode-se dizer que a riqueza de uma nação é medida por sua capacidade de produzir, em quantidade suficiente, os bens e serviços necessários ao bem estar da população. Sendo assim, um dos principais motores da sociedade moderna é o empreendedor.

É ele que, através de seus negócios, gera riqueza e bem estar. É ele quem gera empregos e renda para as pessoas sobreviverem e consumir os produtos ofertados pelas empresas.

Características do Empreendedor

Para Filion, o  empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. Ou seja, alguém que pensa, planeja e age, arquitetando todas essas etapas de maneira estratégica para conquistar metas e objetivos.

Para Joseph Schumpeter, o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.

O ato de empreender está relacionado à identificação, análise e implementação de oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. Isto pode ocorrer através da criação de novas empresas, mas também ocorre em empresas já estabelecidas, organizações com enfoque social, entidades de natureza governamental, etc. Por trás destes negócios estão indivíduos diferenciados, conhecidos por empreendedores.

O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.

As ideias de “inovação” e “iniciativa” estão contidas na palavra original entrepreneurship   e sendo assim o empreendedor é inovador (cria soluções, produtos e serviços) e tem iniciativa (faz as coisas acontecerem). Numa perspectiva filosófica poderíamos dizer que o empreendedorismo é uma manifestação da liberdade humana.

O Processo Empreendedor

O processo  inicia-se quando fatores externos, ambientais e sociais aliados às aptidões pessoais do empreendedor surgem, possibilitando o início de um novo negócio.

Quando se fala em inovação, a semente do processo empreendedor, remete-se naturalmente ao termo de inovação tecnológica como o principal diferencial do desenvolvimento econômico mundial. O desenvolvimento econômico é dependente de quatro fatores críticos, que devem ser analisados para então entender o processo,  são eles:

  • Talento – Pessoas;
  • Tecnologia – Ideias;
  • Capital – Recursos;
  • Know-how – Conhecimento

Fases do Processo

As fases do processo  são;

  1. Identificação e avaliação de oportunidades;
  2. Desenvolvimento do Plano de Negócios;
  3. Determinação e captação dos recursos necessários e
  4. Gerenciamento da empresa criada antes de se concluir o processo completo.

É o caso em que o empreendedor elabora o seu primeiro Plano de Negócios e, seguida, apresenta-o para um capitalista de risco, que faz várias críticas e sugere  mudar a concepção da empresa antes de vir procurá-lo de novo. Nesse caso, o processo chegou até a fase 3 e voltou novamente para a fase 1, recomeçando um novo ciclo sem ter concluído o anterior. O empreendedor não deve  desanimar diante dessa situação, que é muito frequente.

O empreendedorismo não consiste somente em fazer dinheiro e se tornar rico, mas em atingir a  auto realização  pessoal. A sensação de realização pessoal, de sentir-se no controle do seu destino e de transformar em realidade seu sonho e visão de futuro são motivadores poderosos.

Características de Um Empreendedor Bem Sucedido

  • Iniciativa e busca de oportunidades;
  • Perseverança;
  • Comprometimento;
  • Busca de qualidade e eficiência;
  • Fixação de metas e objetivos;
  • Busca de informações;
  • Planejamento e monitoração sistemáticos;
  • Capacidade de persuasão e de estabelecer redes de contatos;
  • Independência, autonomia e auto-controle;
  • Disposição de trabalhar duro;
  • Ter orgulho do que faz;
  • Ser auto-propulsionador;
  • Assumir responsabilidades e desafios;
  • Saber tomar decisões.

A oportunidade de mercado é que impulsiona o empreendedor a montar seu negócio.

Nem toda boa ideia representa uma oportunidade viável e o entusiasmo e a  paixão desmedida podem levar a erros e frustrações por não analisar corretamente a oportunidade.

As características mais importantes das boas oportunidades são diversas. Ou seja, um negócio que possa gerar lucro não é condição suficiente para o sucesso, mas também:

  A demanda de mercado;

  •  O tamanho do mercado e seu potencial de crescimento;
  •  A solidez e constância das margens de lucro e o contínuo fluxo de caixa positivo;
  •  Um mercado imperfeito (poucos concorrentes);
  •  Vácuos, deficiências, descontinuidades, baixa qualidade, tempo de espera alto, enfim incompetência dos concorrentes já estabelecidos.

Outra característica importante do empreendedor bem-sucedido é que geralmente ao iniciar seu negócio ele não tem todos os recursos que necessita. Até mesmo o dinheiro necessário pode não ser suficiente. Fazer mais com menos é uma poderosa arma para a competição.

Características do Empreendedor de Sucesso

Características do Empreendedor de Sucesso

Empreendedores tentam minimizar e controlar recursos, concebem  estratégias criativas e às vezes geniais de economia ou de fazer diferente as atividades do negócio e tudo isso tem efeito poderoso para o negócio: o princípio da conservação e expansão do patrimônio liquido da empresa que é uma maneira de maximizar o valor dela para seus proprietários.

A empresa é composta por pessoas e suas diversidades. O empreendedor não fará nada sem pessoas para ajuda-lo a operacionalizar o negócio. Uma equipe bem capacitada e motivada é um componente  chave para o sucesso.

Um empreendedor líder adota uma filosofia que premia o sucesso e apoia os que falham honestamente, e divide a riqueza com os que ajudaram a produzi-la e estabelece altos padrões de desempenho e conduta.  Ele é um participante e também o orientador da equipe, e sua capacidade de atrair e manter colaboradores relevantes para a empresa, é um dos  seus talentos mais valorizados.

Portanto, o sucesso de um empreendimento será função do melhor aproveitamento e combinação desses 3 elementos: a oportunidade, os recursos e as pessoas que farão parte da equipe.

A tarefa do empreendedor será conduzir o negócio para sua consolidação e expansão assumindo o controle dessa  equação (oportunidade+ recursos+ pessoas) e assumindo os riscos que a atividade empresarial e um ambiente variável impõem.

Por isso, o empreendedorismo é uma das áreas onde se cometem muitos erros e a habilidade de um bom empreendedor é transformar esses erros em aprendizado e alimento para os acertos e o sucesso futuros.

Ele aprende com os erros e fracassos, diante dos quais, não se abate. Assim, muitas características de um bom empreendedor podem ser aprendidas e outras, já estão na pessoa e são despertadas pela vontade de realizar um sonho pessoal.

Barreiras ou Dificuldades Para Montar Um Novo Negócio

Alguns empreendedores na fase do alto entusiasmo podem deixar de pensar nas dificuldades de começar um negócio em um mercado já concorrido. A falta de análise de alguns  fatores irá refletir tempos depois na viabilização do negócio.

Criatividade, inovação, segmentação de mercado e um pouco de ousadia, geralmente são as armas para anular tais dificuldades. Esses fatores são:

  •  Falta do capital necessário;
  •  Falta de conhecimento de Administração ou conhecimento técnico.
  •  Ganho de escala dos concorrentes;
  •  Não acesso ou não disponibilidade de matéria-prima adequada;
  •  Localização do negócio inadequada.

Ser Empreendedor...

Como Definir o Negócio

A maior  dificuldade no projeto de um negócio é criar um conceito. “Somos uma empresa de…”, ou seja, definir qual o negócio da empresa. Às vezes pode-se pensar que limitar o foco poderia ser prejudicial para a empresa, pois deixaria de atender alguns tipos de clientes ou perder oportunidades de realizar alguns negócios.

Mas a experiência tem mostrado que saber bem qual o seu negócio (ou seja, o que eu produzo? O que vendo? Quem é meu cliente?) é um dos fatores que garante o sucesso do empreendedor.

Não podemos ser tudo para todos ao mesmo tempo. A empresa que tenta fazer isso, sempre irá deixar de atender alguns clientes, pois não consegue ser tão abrangente assim.

Ao definir o negócio da empresa devemos ter uma visão ampla, inovadora e diferenciada para não restringirmos o campo de atuação da empresa.

Definir o negócio é a questão estratégica mais importante e deve ser de responsabilidade da diretoria da organização, uma vez que se criará o contexto dentro do qual todas as demais questões estratégicas deverão ser consideradas.

A definição do negócio não deverá ser muito ampla, para não perder o foco, e nem muito restrita, para não perder as oportunidades.

Também o negócio deve ser definido explicitamente, ou seja, deve ser clara e comunicada a todos na empresa e aos seus clientes, para que as decisões estratégicas tomadas por toda a organização tenham coerência e consistência, pois a escolha dos objetivos está relacionada com a definição do negócio.

Os objetivos podem afetar a definição do negócio, como por exemplo, uma decisão de investir num segmento específico de atividade pode expandir ou contrair a abrangência do negócio.

O gráfico abaixo é muito útil para tal finalidade. Os 3 eixos do gráfico ajudam a pensar o cliente, suas necessidades e o produto/serviço que atendam a essas necessidades.

Grafico Definição do Negócio

Gráfico de Definição do Negócio. Fonte: O Empreendedor – Ronald Degen – Ed. McGraw Hill

 

Ao elaborá-lo, somos forçados a pensar nesses clientes e conceber produtos/serviços que os atendam satisfatoriamente. Define-se um foco, um grupo de clientes que serão atendidos pela empresa.

Com esse gráfico, o empreendedor saberá muito bem definir seu negócio, definição essa, essencial para as demais fases de criação do negócio, como por exemplo, definir missão e visão da empresa.

Visão, Missão e Valores do Negócio

A Visão refere-se aos objetivos gerais e de longo prazo. A visão descreve as aspirações para o futuro sem especificar os meios para alcançá-las. A visão tem que ser inspiradora e motivadora.

A Visão está focada no futuro da empresa, pode ser um sonho ou pode ser um desafio estratégico que irá mobilizar talentos, competências e recursos. Mais do que da Visão, o sucesso irá depender da adesão da equipe que a Visão consegue gerar.

Então, se a Visão é para inspirar e motivar, ela tem que ser comunicada a todos na empresa. A comunicação da visão dá-se através da Missão.

Por que é importante ter uma Visão e uma Missão?

  1. A Visão promove a inovação;
  2. A Visão levanta uma bandeira;
  3. A Visão motiva e inspira a equipe;
  4. A Visão orienta para os programas de qualidade;
  5. A Visão orienta os objetivos.

Exemplos de Visão:

“ Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças” –Walt Disney Company

“Tornar-se uma empresa de presença forte no cenário mundial – Petrobras

A Missão é a maneira pela qual a visão torna-se tangível. É a razão da  empresa existir. A sua definição deve conter as respostas para as seguintes questões:

  1. O que a empresa é?
  2. O que a empresa deve fazer?
  3. Como a empresa deve fazer?
  4. Para que deve fazer?
  5. Para quem ela deve fazer?

 

A Missão não deve necessariamente responder todas as 5 questões, mas algumas delas.  A Missão deverá também ser:

  •  Concisa e objetiva;
  •  Assegurar um propósito único dentro da organização;
  •  Bem  divulgada;
  •  Orientadora das decisões a serem tomadas.

 

Exemplos de Missão:

“Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável” – McDonalds

“Desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho, através de ações educacionais” – Senac

Diferenças Entre Visão, Missão e Valores

_Visão______________________________________________Missão____________

O que queremos ser                                                         O que devemos fazer

É aonde vamos                                                                  É o ponto de partida

Energiza a empresa                                                           Dá rumo a empresa

É inspiradora                                                                      É orientadora

Foco no futuro                                                                     Foco no presente

Os Valores são princípios básicos, o modo de pensar dos líderes da organização, que conduzirão a tomada de decisões dentro da empresa e vão estabelecer limites ao definir a missão.

Esses valores são expressos em forma de políticas a serem seguidas pelos membros da organização ao tomarem decisões de forma coerente com a missão e padronizada, ou seja, todos devem ter comportamento idêntico ao tomar uma decisão.

É preciso definir esses valores centrais, o credo corporativo,  transmiti-los a todos os funcionários e lembrar-se deles antes de tomar qualquer decisão.

Conclusão

Como vimos, depois de ter definido todo o negócio, sua visão, missão e valores, é hora de elaborar o Plano de Negócio, o qual vai dar uma visão mais aprofundada do ambiente onde será implantado o negócio.

O  Plano de Negócio  irá detalhar minunciosamente o passo a passo da organização, sua estrutura e viabilidade e demais etapas a serem cumpridas para a implantação ou não da empresa.

É a partir do Plano de Negócios que o empreendedor terá uma visão mais real da situação mercadológica e seus prós e contras e daí, tomar a decisão final de dar prosseguimento ou não ao seu projeto.

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Helio Aragão

Empreendedor digital, graduado em Processos Gerenciais, grande entusiasta do empreendedorismo e do marketing digital e suas tecnologias.

Website: https://empreendedoresclarecido.com.br/

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