Pesquisa de Mercado: Ferramenta Para Criar O Conceito do Negócio

A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta extremamente importante para que você obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar. As informações obtidas darão consistência na hora de definir seu negócio.  Quanto maior for o seu conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do seu negócio.

Atualmente, a Pesquisa de Mercado está ao alcance de todos que pretendem ter um negócio.  Pode  ser realizada a partir de institutos de pesquisas contratados, empresas compostas por estudantes universitários, ou realizada pelo próprio empreendedor e seus colaboradores. Dependendo da complexidade da Pesquisa de Mercado, é essencial que se contrate uma instituição capacitada.

Como fazer a Pesquisa de Mercado

Quando você for fazer sua pesquisa mercadológica comece procurando identificar seu mercado potencial. Mercado potencial significa identificar seu público  principal , para quem você pretende produzir, vender,  prestar serviços, etc. (região, sexo, costumes, estilo de vida, renda). Esta  análise pode ser estendida para que tipo de empresa (porte, ramo de atuação, nível de faturamento, comércio, indústria), pode ser atendida pelo produto/serviço. Deve-se  priorizar os mercados identificados na pesquisa.

Durante a pesquisa,  as informações quanto ao raio de atuação da empresa, tamanho de mercado, número  de clientes/clientes potenciais dentre outras variáveis, podem ser obtidas através de consultas em bancos de dados, de censos econômicos e demográficos, publicações especializadas do setor, associações comerciais e de classes, sindicatos, órgãos do governo federal, estadual e municipal, com os concorrentes ou ainda em pesquisa de mercado junto ao mercado-alvo.

Identifique seus fornecedores, considerando sua localização, preço, forma e prazos de pagamento, disponibilidade de fornecimento, lote mínimo de compra, etc.

Todos os fatores acima mencionados devem ser levantados na pesquisa de mercado,  para que a empresa possa avaliar a melhor opção para suas necessidades.

Identifique quais são seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos, canais de distribuição, custos e preços de venda praticados, políticas de crédito, formas de divulgação, etc.

O conhecimento sobre a concorrência é de vital importância para que  a empresa esteja atenta a todos os acontecimentos que estão em torno de seu mercado. Serve  também auxiliá-lo na definição de estratégias de marketing de atuação junto aos concorrentes.

De posse de todos os dados obtidos na Pesquisa de Mercado, você terá material suficiente para definir seu negócio, suas estratégias e verificar a viabilidade de  seu negócio, se  está bem estruturado ou não.

Conceito do Negócio

Gráfico de Definição do Negócio

Após a criação do gráfico de definição de negócio e ter escolhido o cliente a ser atendido, o produto para atender esse cliente e como irá atender,  a seguir apresentamos alguns elementos que ajudarão a definir  o negócio de uma empresa. São importantes referências da teoria organizacional que ampliam o entendimento do assunto.

pesquisa de mercado - conceito de negócio

Sistema de Atividades

Modelo criado por Michael Porter, é um conjunto de atividades inter-relacionadas e interdependentes que devem ser compatibilizadas com o posicionamento e a competência  distintiva da empresa, buscando a otimização e o reforço mútuo dessas atividades, criando-se assim a diferenciação do negócio e viabilizando o sucesso da estratégia concebida.

Sistema de Atividades

É a fotografia da estratégia, ou seja, olhando para o sistema de atividades de uma empresa, este deverá mostrar claramente a estratégia do negócio através das principais atividades da mesma.

Uma atividade principal pode ser apoiada por mais por mais de uma atividade de apoio e estas se inter-relacionam e se combinam, sendo essa combinação única, diferente, o que garante que a estratégia da empresa seja difícil de ser copiada pelo concorrente. Conseguir essa combinação eficiente para entregar valor ao cliente é a finalidade ao se montar esse sistema.

Compatibilidade do sistema:

– as atividades devem ser coerentes com o posicionamento do negócio;

– as atividades devem ser complementares;

– as atividades devem focar a  otimização dos esforços;

– as atividades devem ser coerentes com  a  estratégia genérica escolhida.

Conclusão

Como vimos a Pesquisa de Mercado lhe dará uma visão completa do mercado para que você possa analisar todas as situações e tomar a decisão de como sua empresa participará, quais estratégias utilizar, para se tornar competitiva e ao mesmo tempo rentável diante da concorrência. Para saber mais acesse o site do Sebrae ou consulte um especialista que lhe dará as demais informações, pois o tema é complexo e tem muitas informações complementares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Helio Aragão

Empreendedor digital, graduado em Processos Gerenciais, grande entusiasta do empreendedorismo e do marketing digital e suas tecnologias.

Website: https://empreendedoresclarecido.com.br/

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