Plano de Negócio: Para Que Serve E Como Fazer Um?

O Plano de Negócio é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustenta a empresa, permitindo ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.

Imagine  que você deseja construir uma casa, organizar uma festa ou fazer uma viagem de férias para uma praia.  Certamente sua intensão é que dê tudo certo. Mas para que isso ocorra, é necessário fazer um cuidadoso planejamento.

Atenção para esta palavra: Planejamento.  A construção da casa, a realização da festa ou da viagem não irão se concretizar apenas porque você assim deseja, mesmo que seja um desejo ardoroso, ou seja, sem um planejamento fica difícil a concretização do desejo.

Ideias assim nascem em nossa mente, porém,  para que se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo.

Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem,  quanto dinheiro reservar para as despesas, comprar passagens, reservar hotéis, arrumar as malas, etc.

Para saber mais assista este vídeo explicativo  do Sebrae:

Se para uma simples  viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.

Para lhe ajudar a organizar suas ideias é que foi criado o Plano de Negócio. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, o plano de negócio será seu mapa de percurso.

Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.” (Dornelas. 2001)

Mas o que é um  Plano de Negócio e Para que Serve?

O plano de negócio é um documento que descreve quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados.

É um estudo que analisa a viabilidade financeira e de mercado de uma ideia de negócio e organiza a oportunidade vislumbrada de forma racional e positiva para que os interessados conheçam e avaliem o que está sendo proposto.

É um processo dinâmico, pois o mercado é dinâmico e instável e mesmo após concluído, novas informações talvez sejam levantadas e algumas do plano já não terão valor. A essência desse processo é levantar uma série de perguntas críticas e oferecer respostas a elas.

Plano de Negócio

O plano irá ajuda-lo a concluir se a sua ideia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que pretende oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Ao final, seu plano irá colaborar para que você possa responder à seguinte pergunta: “ Vale a pena abrir, manter ou ampliar meu negócio?”

Sua elaboração envolve o processo de aprendizagem e autoconhecimento, e, ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócio.

A preparação de um Plano de Negócio não é tarefa fácil, exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.

Roteiro para elaborar um bom plano de negócio

  • 1- Constituição jurídica da empresa

Descrever a constituição jurídica ( firma individual, sociedade por cota limitada, etc)

  • 2- Descrição do negócio

Histórico (como surgiu a ideia e como será desenvolvida)

  • 3- Produtos/ serviços a serem ofertados

Descrição dos produtos/serviços  e seus diferenciais

  • 4- Mercado consumidor

Identificação do público-alvo (pessoa jurídica/pessoa física)

  • 5- Localização

Compatível com o produto/serviço proposto e mercado consumidor

  • 6- Mercado concorrente

Quem são, quando iniciaram, quais são suas vendas, etc

  • 7- Preços

Como será seu preço em relação aos concorrentes?

  • 8- Marketing

Como você atingirá seu público-alvo? Quais mídias utilizará?

  • 9- Pessoal chave

Descreva as qualificações, começando pelos sócios  (ou proprietário) e demais pessoas da equipe.

  • 10- Mercado fornecedor

Descreva os fornecedores, preços, formas de pagamento e prazos, não se esquecendo  dos fornecedores de facilidades (água, luz, telefone,etc)

  • 11- Projeção de custos

Defina o custo de funcionamento da empresa (impostos, estoque, despesas fixas, etc)

  • 12- Projeção de Vendas

Projete suas vendas levando em conta os custos, os preços praticados no mercado e suas possíveis variações, bem como a política de preços adotada.

  • 13- Projeção de fluxo de caixa

Defina os valores de caixa, de acordo com a política de preços adotada.

  • 14- Investimentos

Uma boa ideia merece um projeto coerente. Contemple a totalidade dos insumos (máquinas, equipamentos, instalações). Dimensione o capital de giro

  • 15- Sinalizadores econômicos

Retorno do investimento

Lucratividade esperada

Ponto de equilíbrio

Rentabilidade

 

As seções que compõe um plano de negócio geralmente são padronizadas para facilitar o entendimento. Cada uma das seções do plano tem um propósito específico.

plano-de-negocio

Não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um plano de negócio, pois cada negócio tem particularidades e semelhanças, sendo impossível definir um modelo padrão que seja  universal e aplicável a qualquer negócio.

Porém, qualquer plano de negócio deve possuir um mínimo de seções as quais proporcionarão um entendimento completo do negócio.

 

Conclusão

Ao contrário do que se pensa inicialmente, o Plano de Negócio não se  destina exclusivamente a apresentar a viabilidade do negócio ou a busca de financiamento junto a bancos e investidores, mas também pode ter como público-alvo as seguintes entidades:

– Incubadoras;

– Parceiros;

– Bancos;

– Investidores;

– Fornecedores;

– A empresa internamente;

– Clientes;

– Sócios.

Caso você queira um modelo completo e bem estruturado de um plano de negócio, sugiro acessar o Sebrae através do endereço http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/passo-a-passo-para-elaborar-o-plano-de-negocios-de-sua-empresa

Baixe o e-book  gratuitamente e você terá um roteiro mais completo passo a passo de como elaborar seu plano de negócio.

 

 

 

 

 

Aprenda Como Criar Um Site Profissional Para Turbinar Suas Vendas Online. Pegue Seu Acesso!  

Helio Aragão

Empreendedor digital, graduado em Processos Gerenciais, grande entusiasta do empreendedorismo e do marketing digital e suas tecnologias.

Website: https://empreendedoresclarecido.com.br/

Deixe um comentário