Plano de Negócio: Para Que Serve E Como Fazer Um?
O Plano de Negócio é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustenta a empresa, permitindo ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.
Imagine que você deseja construir uma casa, organizar uma festa ou fazer uma viagem de férias para uma praia. Certamente sua intensão é que dê tudo certo. Mas para que isso ocorra, é necessário fazer um cuidadoso planejamento.
Atenção para esta palavra: Planejamento. A construção da casa, a realização da festa ou da viagem não irão se concretizar apenas porque você assim deseja, mesmo que seja um desejo ardoroso, ou seja, sem um planejamento fica difícil a concretização do desejo.
Ideias assim nascem em nossa mente, porém, para que se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo.
Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro reservar para as despesas, comprar passagens, reservar hotéis, arrumar as malas, etc.
Para saber mais assista este vídeo explicativo do Sebrae:
Se para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.
Para lhe ajudar a organizar suas ideias é que foi criado o Plano de Negócio. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, o plano de negócio será seu mapa de percurso.
“ Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.” (Dornelas. 2001)
Mas o que é um Plano de Negócio e Para que Serve?
O plano de negócio é um documento que descreve quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados.
É um estudo que analisa a viabilidade financeira e de mercado de uma ideia de negócio e organiza a oportunidade vislumbrada de forma racional e positiva para que os interessados conheçam e avaliem o que está sendo proposto.
É um processo dinâmico, pois o mercado é dinâmico e instável e mesmo após concluído, novas informações talvez sejam levantadas e algumas do plano já não terão valor. A essência desse processo é levantar uma série de perguntas críticas e oferecer respostas a elas.
O plano irá ajuda-lo a concluir se a sua ideia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que pretende oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio.
Ao final, seu plano irá colaborar para que você possa responder à seguinte pergunta: “ Vale a pena abrir, manter ou ampliar meu negócio?”
Sua elaboração envolve o processo de aprendizagem e autoconhecimento, e, ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócio.
A preparação de um Plano de Negócio não é tarefa fácil, exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.
Roteiro para elaborar um bom plano de negócio
- 1- Constituição jurídica da empresa
Descrever a constituição jurídica ( firma individual, sociedade por cota limitada, etc)
- 2- Descrição do negócio
Histórico (como surgiu a ideia e como será desenvolvida)
- 3- Produtos/ serviços a serem ofertados
Descrição dos produtos/serviços e seus diferenciais
- 4- Mercado consumidor
Identificação do público-alvo (pessoa jurídica/pessoa física)
- 5- Localização
Compatível com o produto/serviço proposto e mercado consumidor
- 6- Mercado concorrente
Quem são, quando iniciaram, quais são suas vendas, etc
- 7- Preços
Como será seu preço em relação aos concorrentes?
- 8- Marketing
Como você atingirá seu público-alvo? Quais mídias utilizará?
- 9- Pessoal chave
Descreva as qualificações, começando pelos sócios (ou proprietário) e demais pessoas da equipe.
- 10- Mercado fornecedor
Descreva os fornecedores, preços, formas de pagamento e prazos, não se esquecendo dos fornecedores de facilidades (água, luz, telefone,etc)
- 11- Projeção de custos
Defina o custo de funcionamento da empresa (impostos, estoque, despesas fixas, etc)
- 12- Projeção de Vendas
Projete suas vendas levando em conta os custos, os preços praticados no mercado e suas possíveis variações, bem como a política de preços adotada.
- 13- Projeção de fluxo de caixa
Defina os valores de caixa, de acordo com a política de preços adotada.
- 14- Investimentos
Uma boa ideia merece um projeto coerente. Contemple a totalidade dos insumos (máquinas, equipamentos, instalações). Dimensione o capital de giro
- 15- Sinalizadores econômicos
Retorno do investimento
Lucratividade esperada
Ponto de equilíbrio
Rentabilidade
As seções que compõe um plano de negócio geralmente são padronizadas para facilitar o entendimento. Cada uma das seções do plano tem um propósito específico.
Não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um plano de negócio, pois cada negócio tem particularidades e semelhanças, sendo impossível definir um modelo padrão que seja universal e aplicável a qualquer negócio.
Porém, qualquer plano de negócio deve possuir um mínimo de seções as quais proporcionarão um entendimento completo do negócio.
Conclusão
Ao contrário do que se pensa inicialmente, o Plano de Negócio não se destina exclusivamente a apresentar a viabilidade do negócio ou a busca de financiamento junto a bancos e investidores, mas também pode ter como público-alvo as seguintes entidades:
– Incubadoras;
– Parceiros;
– Bancos;
– Investidores;
– Fornecedores;
– A empresa internamente;
– Clientes;
– Sócios.
Caso você queira um modelo completo e bem estruturado de um plano de negócio, sugiro acessar o Sebrae através do endereço http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/passo-a-passo-para-elaborar-o-plano-de-negocios-de-sua-empresa
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