Segurança Cibernética: Proteja Sua Empresa de Ameaças Cibernéticas

Juntamos aqui 10 dicas de segurança cibernética para proteger seus negócios online. Os proprietários de pequenas empresas não podem assumir que um ataque cibernético não lhes acontecerá.

segurança-cibernética

A pesquisa de violações de segurança cibernética de anos anteriores mostra que pouco menos da metade de todas as empresas conseguiu identificar pelo menos uma violação ou ataque de segurança cibernética nos últimos 12 meses.

Claramente, nenhuma empresa é imune a riscos cibernéticos, independentemente de seu tamanho e setor. Mas todas as empresas podem aliviar alguns dos riscos, tomando medidas simples para proteger a si e a sua organização online.

Como Ter Segurança Cibernética

Aqui estão algumas das coisas que você pode fazer:

segurança cibernética na empresa

1. Use uma VPN para Windows PC (rede privada virtual) se estiver acessando seus sistemas por Wi-Fi público ou rede não segura. Toda empresa que se preze utiliza uma VPN para que seus dados não sejam acessados por pessoas de fora da empresa. Este aplicativo vai criptografar toda a informação que transita do seu computador para a internet; e vice-versa.

Também existe a versão da VPN para Celular Android e iOS. Caso você utilize o celular para trabalhar, não esqueça de baixar uma rede privada virtual para seu aparelho.

2. Aplique quaisquer novas correções de segurança no seu sistema operacional, navegador da web e todos os outros softwares nos seus dispositivos para mantê-los seguros. Em muitos casos, você pode configurar o software para se atualizar automaticamente ou fazer o download manual dos patches. Muita gente não atualiza o sistema operacional e softwares, deixando espaços abertos para ataques.

3. Instale e atualize regularmente o software antivírus e anti-malware em todos os seus dispositivo. Se ainda não tiver esses softwares, saiba que eles continuam sendo muito importantes na proteção do seu computador. Para celular, uma VPN basta.

4. Use senhas fortes e altere-as regularmente. Além disso, considere usar a autenticação de dois fatores para aumentar a segurança. 12345 ou sua data de nascimento são as primeiras senhas que um hacker vai tentar utilizar para acessar seu pc.

5. Use senhas diferentes para diferentes sites / serviços ou considere usar uma ferramenta de gerenciamento de senhas respeitável. Você já ouviu falar dos gerenciadores de senha? São uma ótima opção para as pessoas mais esquecidas ou que não querem ter uma senha para cada acesso por medo de esquecer alguma delas.

6. Criptografe quaisquer dados confidenciais e não envie senhas ou outros dados confidenciais por e-mail não criptografado. Este é outro conselho de segurança que pode ser rapidamente resolvido com uma rede privada virtual.

7. Para se proteger contra phishing ou ransomware, tenha cuidado ao clicar nos links enviados a você por e-mails, sites / aplicativos de mídia social ou sites desconhecidos. Não acredite em ofertas que parecem ser muito boas e link de sms com um endereço estranho ou encurtado.

8. Use uma firewall e verifique se o seu roteador / firewall da Internet possui o firmware mais recente instalado. Não se esqueça de atualizá-lo caso necessário.

9. Se você opera uma rede Wi-Fi, verifique se ela está criptografada (por exemplo, WPA2) e altere regularmente a senha da sua Wi-Fi. Se possível verifique se os vizinhos não estão utilizando sua rede para baixar conteúdo ilegal como torrents, isso pode vir a ser uma dor de cabeça para a sua empresa online.

10. Faça backups regulares dos seus principais sistemas e dados. Mantenha as cópias seguramente fora do local e verifique se elas funcionam.

Você também pode considerar outras medidas comuns de segurança cibernética para ajudá-lo a aumentar a resiliência de seus negócios.

As práticas recomendadas para segurança cibernética nos negócios podem ajudá-lo a planejar uma estratégia de gerenciamento de riscos cibernéticos, incluindo a detecção de violações e o planejamento da resposta a incidentes.

 

Aprenda Como Criar Um Site Profissional Para Turbinar Suas Vendas Online. Pegue Seu Acesso!  

Helio Aragão

Empreendedor digital, graduado em Processos Gerenciais, grande entusiasta do empreendedorismo e do marketing digital e suas tecnologias.

Website: https://empreendedoresclarecido.com.br/

Deixe um comentário